institucional


O CENTRO EDUCACIONAL MABEL nasceu como Complexo Educacional Interagir, em 2001, após um longo processo de apreciação, no qual refletia-se a todo instante sobre as questões referentes ao desenvolvimento infantil em seus diferentes aspectos.

Em 2010, o nome INTERAGIR foi registrado por uma escola do Rio Grande do Sul, no INPI, e por esta razão alterou-se o nome com o qual hoje figura publicamente a Escola.

O novo nome CENTRO EDUCACIONAL MABEL, foi escolhido porque dando o próprio nome à instituição, a Diretora da Escola, Sra. Mabel Melo, quer mostrar o grau de sua responsabilidade pela qualidade do ensino a  que se propõe prestar.

A palavra CENTRO, também quer significar a convergência  à educação, ponto fundamental ao desenvolvimento humano em todos os aspectos, sejam físicos, intelectuais ou emocionais.

Nossa Proposta Político Pedagógica é refeita ano a ano, a partir das experiências coletadas em encontros com pais, estudos e debates, nos quais envolvemos toda a Equipe Escolar e profissionais de diversas áreas.

A partir do ano de 2009 propusemos nos tornar uma escola que desse ênfase a um segundo idioma, tornando aptos nossos alunos na comunicação em uma 2ª língua e, para isso, elegemos elegemos o  Espanhol.  

Entendemos que o atual momento educacional demonstra a necessidade da aquisição de mais um código lingüístico e que o universo do ambiente escolar é  ideal para que essa aquisição seja feita de modo tranqüilo. A possibilidade de imersão diária em um segundo idioma promove a fluência sem pressões para as crianças, pois as mesmas o usarão nas atividades do dia a dia, brincadeiras, etc.

A vivência no meio educacional nos fez perceber que muitos pais e professores, ao educar seus filhos e alunos agem em função da própria vaidade e vivem preocupados com o que os outros possam comentar em relação ao desempenho dos mesmos. Com isso, eles se esquecem de também ensiná-los a refletir seriamente sobre a própria vida e sobre o seu valor no contexto social. Tendem a pensar que a aprendizagem que se faz na escola é apenas um processo de preparação que visa a um bom emprego, o que leva o aluno a cair na ilusão de que a felicidade ou o sucesso são medidos pela posse de dinheiro e outros bens materiais.

A escola reconhece a necessidade e importância de fornecer incessantemente novos conhecimentos e informações, proporcionando aos alunos, condições de acesso às novas tecnologias, fatos, realidades, lugares e costumes totalmente diferentes dos seus, sem, contudo, deixar de priorizar os valores humanos. A escola procura despertar no aluno o amor ao próximo, respeito e solidariedade para com todos, valorização da família enfim, todos os sentimentos que denotem nobreza de alma.

Pensamos e atuamos com ênfase nas propostas educativas que objetivam a valorização de nossos alunos para que sejam seres pensantes e questionadores, e para que também sejam construtores participativos e autônomos de seus conhecimentos e competências através da interação com o ambiente.

A responsabilidade sobre nós educadores se avoluma a cada reflexão que fazemos de que, a história escolar de cada criança e cada adolescente pode ser decisiva na formação de sua história de vida.

A educação se processa a todos os momentos e no espaço escolar, definido para os conteúdos curriculares, ela traspassa seu primeiro alvo, para interferir na formação completa do indivíduo. Aqui, acima de tudo, existem as relações humanas e cada qual, professores e alunos, trazem suas vivências individuais, que se misturam para se transformarem em novas experiências.

Essa fusão de vivências será sempre parte imprescindível em todos os pontos de nossa contemplação pedagógica, a fim de propiciar a construção do saber e da criatividade, em uma educação de conteúdos realmente de relevância social.

Assim pensando, preocupa-nos manter uma Proposta Pedagógica, que aproxime o máximo possível nossa prática àquilo que acreditamos ser o melhor caminho a seguir para contribuir de forma positiva na história de vida de cada um de nossos alunos

 

FALE CONOSCO:

 (62) 3093 - 8334      

contato@cemabel.com.br

 

 

carregando